25.6.05

Opinião

O texto a seguir foi postado numa comunidade do Orkut, de nome Viva Lula, da qual faço parte, em resposta a um tópico intitulado “O PT MORREU” que dizia “Você sabia que Teremos uma grande passeata neste domingo em diferentes pontos do país para mostrar que o povo não agüenta mais essa roubalheira...”.


500 anos de história x 2 anos de governo

Tenho vivido perto do poder por toda a minha vida, morei em Brasília e convivi com filhos de políticos na minha juventude, fui militar na ditadura, trabalhei no poder executivo estadual, exerci cargo de confiança. Portanto, hoje aos 42 anos, não me surpreendo com as notícias "alarmantes de corrupção", não que eu tolere a corrupção, afinal é o alto grau de corrupção do nosso amado Brasil que entrava o nosso desenvolvimento, tanto no campo social quanto no econômico. O que não me causa surpresa é que esta, hoje noticiada, prática deplorável de compra de parlamentares pela força do capital existe desde sempre em nossa sociedade e nunca foi causa de tamanha indignação. Viva o governo Lula que foi capaz de permitir a exposição da ferida, ainda que em seu próprio corpo. Não se trata uma doença fingindo que ela inexiste. Há corrupção sim. Mas há um imenso interesse de por fim a ela.

O Partido dos Trabalhadores é formado por pessoas, igualmente como o PFL, PSDB, PMDB, PTB, PL e todos os outros. O ser humano é passível de falhas de caráter. Todavia o PT tem uma ideologia partidária e está não se confunde com seus membros, ainda que sejam eles que em algum momento definam essa ideologia. Concordo que o momento é propício à reflexão. Creio que teremos que nos desnudar da mesquinhez de olhar para o próprio umbigo, para olharmos em volta de nossa sociedade, há tanto por fazer, tanto a construir e cada um temos um papel importante nessa construção.

Hoje estamos no poder, digo o PT, amanhã será o PFL? PMDB? PSDB? PSB? O importante é que o processo democrático tenha continuidade, a construção desse país está em nossas mãos, esquerda e direita, mas para isso precisamos aprender sobre tolerância. O amigo que criou o tópico certamente sentiu um imenso prazer em fazê-lo, fui um ato de pura cartase. Todavia deixando de lado o nosso umbigo devemos entender que graças ao PT hoje se noticia a corrupção que infecta nossa sociedade há tanto tempo. Graças a capacidade de auto-crítica do PT a Polícia Federal não foi proibida de investigar, a impressa não sofreu pressão ao noticiar e o debate está instalado. Mas para o debate há o pressuposto da dialética e está não é conhecida de muitos, inclusive do nosso companheiro autor do tópico. Por fim eu reafirmo meu compromisso de cidadão na construção de um Brasil digno para as gerações futuras, e a historia julgará a todos nós que de alguma forma estamos inseridos nesse contexto. Viva Lula, Viva o PT, Viva a DEMOCRACIA.

Recife 16 de junho de 2005.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Todavia deixando de lado o nosso umbigo devemos entender que graças ao PT hoje se noticia a corrupção que infecta nossa sociedade há tanto tempo. Graças a capacidade de auto-crítica do PT a Polícia Federal não foi proibida de investigar, a impressa não sofreu pressão ao noticiar e o debate está instalado"""'''''''''
..Se a policia for proibida de investigar.... a imprensa sofrer censura... e o debate for castrado...... Seria voltarmos ao tempo da ditadura! E não será o PT que nos fará tal retrocesso!
Haveremos de pegar em armas para combater o sinistro dragão da ditadura!
PS: Prefiro voce escrevendo poesias.. crônicas e contos..do que se intrometendo em política!
Maria Isabel de Arajo

1:16 AM  
Blogger Frederico Pereira said...

Maria Isabel,

Então por quê você não o fêz, pegar em armas, quando nos oito anos de governo FHC, o Procurador Geral da República era chamado de engavetador geral da república, pois não permitia que o Ministério Público Federal iniciasse nenhum processo que poderia por em risco a gestão do PSDB, e por quê você novamente se omitiu e nada fez quando este mesmo governo comprou votos para a reeleição, e como você pode dormir em paz ao saber que a Polícia Federal arquivou durante a gestão de FHC duas vezes o número de processos que durante o período de 1980 até 1994?
Acredito que você pode e deve se expressar neste lugar, mas tenha ao menos um pouco de educação e pense mellhor ao escrever algo assim "do que se intrometendo em política!", pelo visto você fala em democracia mas não consegue viver sob a égide da mesma. Democracia é liberdade de expressão e não intromissão.

Obrigado pela visita.

8:14 AM  

Postar um comentário

<< Home