26.11.05

Sábado de futebol

Hoje é dia de decisão, em jogo está a volta do Clube Náutico Capibaribe à elite do futebol brasileiro. Para muitos essa informação não faz o menor sentido, não tem importância. Para alguns aficionados pelo futebol hoje é um dia de grande destaque para a trajetória de cada um dos quatro times envolvidos nessa batalha.

O dia amanheceu cinzento, as nuvens cobriam o céu do Recife, a umidade alta somada a falta de ventos subiu a temperatura. Nas ruas carros com bandeiras. Pernambuco está em festa, ao menos os torcedores de dois dos três maiores clubes de futebol do estado. Náutico e Santa Cruz jogam respectivamente contra Grêmio e Portuguesa. Nos últimos anos este é, sem dúvidas, o mais empolgante momento do futebol estadual. Pernambuco pode ter em um só dia o retorno de dois dos seus grandes times à primeira divisão do futebol.

Os bares se preparam para atender um grande número de torcedores em busca de diversão, tomar uma cerveja gelada enquanto assistem ao jogo é sempre uma boa sugestão para o sábado de decisão. Em campo oitenta mil pessoas divididas nos dois estádios, vinte mil no jogo do Náutico e sessenta mil no do Santa Cruz.

A cidade está em festa, uma alegria contagiante se espalha no trânsito de carros cobertos pelas cores do dois clubes, vermelho e branco do Náutico e vermelho, preto e branco do Santa Cruz. Trabalhadores seguem seu dia no comércio ostentando as cores do seu time. Nas ruas o burburinho dos transeuntes reflete o sentimento de ansiedade e expectativa para o grande momento.

Hoje às 15:00 horas o Recife estará em silêncio. As atenções estarão voltadas para o duelo travado dentro das quatro linhas do gramado. Quem será vencedor? A quem caberá a tristeza? Enquanto esperamos sofremos, mas logo será um misto de ansiedade, alegria ou frustração.